Projeto Estrada Real
O Projeto Estrada Real foi formulado em 2001 pelo Instituto Estrada Real, sociedade civil, sem fins lucrativos, criada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) com a finalidade de valorizar o patrimônio histórico-cultural, estimular o turismo, a preservação e revitalização dos entornos das antigas Estradas Reais.
Caminho Velho da Estrada Real
O Caminho Velho da Estrada Real é o primeiro caminho aberto pela coroa portuguesa para ligar a cidade de Paraty à Vila Rica (atual Ouro Preto), região produtora de ouro no interior de Minas Gerais. A cidade de Paraty foi, durante o período colonial brasileiro (1530-1815), sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil. A partir da descoberta de ouro na região das Minas Gerais, em fins do século XVII, esse caminho transformou-se na rota preferida para atingir-se a região das Minas Gerais, assim como para o escoamento de ouro, que era transportado por mar de Paraty para o Rio de Janeiro, de onde embarcava para Portugal. Esta via estendia-se por mais de 1.200 quilômetros, que eram percorridos em cerca de 95 dias de viagem.
Mapa da Estrada Real
Clique no mapa para ampliar.
Passaporte Estrada Real
O Passaporte Estrada Real é um registro único de todos os seus passos pela maior rota turística do Brasil. A cada parada, um novo carimbo confirma a sua passagem pelas belíssimas paisagens mineiras. Ao fim do percurso, o certificado é a certeza de que você fez uma das mais inesquecíveis viagens da sua vida.
O passaporte é gratuito e individual. Cada pessoa deverá ter seu próprio passaporte, mesmo viajando em grupo. Para adquiri-lo, vá até o ponto de retirada de sua preferência.
Ao longo da Estrada Real, você obtém carimbos de diversas cidades para preencher seu passaporte e, ao fim da jornada, conseguir um certificado para cada um dos quatro Caminhos (Caminho Velho, Caminho Novo, Caminho dos Diamantes e Sabarabuçu).
Pontos de Carimbo do Passaporte (Caminho Velho)
Os 710 km do Caminho Velho são divididos em 27 planilhas, onde em cada um dos trechos o turista terá a possibilidade de viver boas experiências.
Baixe aqui: Pasta do Caminho Velho
Venha visitar as 6 cidades da nossa região que estão no Caminho Velho da Estrada Real e aproveite os demais e numerosos atrativos da nossa região.
- Itamonte
- Pouso Alto
- São Lourenço
- Caxambu
- Baependi
- Cruzília
A seguir apresentamos os 7 roteiros planilhados do Caminho Velho da Estrada Real em nossa região.
Passa Quatro – Vila do Embaú, Itanhandu – Passa Quatro, Itamonte – Itanhandu, Pouso Alto – Itamonte, São Lourenço – Pouso Alto, Caxambu – São Lourenço e Cruzília – Caxambu.
Os pontos de carimbo do Caminho Velho estão apresentados a seguir.