Cachoeira dos Garcias (MG)
30 metros de queda livre de água e piscina natural
A Cachoeira dos Garcias é considerada uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil e sem dúvida uma das mais bonitas da região. Ela é formada pela junção de dois ribeirões: um que nasce no Retiro dos Pedros e outro que nasce no Alto do Cidinho. A partir da cachoeira forma-se o Ribeirão do Papagaio que vai desaguar no Rio Aiuruoca. A cachoeira se destaca pela sua queda livre de 30 metros e sua piscina natural com profundidade de até 5 metros.
Localização
LATITUDE: 22° 1’30.05″S
LONGITUDE: 44°40’26.91″O
A Cachoeira dos Garcias está localizada no Parque Estadual da Serra do papagaio a uma distancia de 50 kms de Caxambu (MG), sendo 36 kms de estrada (em azul) e 14 kms de pista (em laranja).
Dificuldade de orientação na Pista/Trilha
A pista é bem sinalizada.
Nível de Esforço
Trilha curta até a cachoeira com menos de 200 metros de desnível.
Infraestrutura (Restaurante dos Garcias)
O local conta com o restaurante gastronômico do Casal dos Garcias com vista panorâmica, gastronomia local, vinhos, estacionamento e banheiros.
Atividades (Banho, Rapel, Rapel guiado e Tirolesa)
Exposição do Banho na Piscina natural
A piscina natural da Cachoeira dos Garcias é apropriada para o banho, apenas para nadadores experientes. Onde cai a cachoeira, forma-se um tanque arredondado de 10m de diâmetro, próprio para banho e o mergulho, apenas para pessoas experientes, já que a profundidade pode chegar a 5m e a água é bastante gelada.
Exposição da atividade de Rapel (nível Avançado) na cachoeira
A cachoeira dos Garcias tem queda de 30 metros de altura e piscina natural. Ela é ideal para a prática do rapel. Porém apenas para praticantes avançados, já que o praticante irá terminar o rapel e desinstalar os equipamentos diretamente na água.
Requisitos: Rapel nível avançado, Saber nadar
Equipamentos: Cadeirinha, capacete, freio, mosquetões, luvas, entre outros.
Equipamentos adicionais recomendados: Neoprene (água gelada) e Colete Salva vidas (Classe V).
Exposição do Rapel guiado e Tirolesa (nível intermediário)
Por contraste com o Rapel, o Rapel guiado é bem mais seguro e fácil, já que ele permite executar a descida sem tocar a água.
Requisitos: Rapel nível intermediário, Saber nadar
Equipamentos: Cadeirinha, capacete, freio, mosquetões, luvas, entre outros.
Equipamentos adicionais recomendados: Neoprene (água gelada) e Colete Salva vidas (Classe V).
O Rapel Guiado é a técnica que consiste em executar uma descida de rapel deslizando numa segunda corda devidamente fixada em pontos fixos de embarque e desembarque.