A cidade de São Thomé das Letras é uma cidade da Serra da Mantiqueira e encontra-se a 55kms de Caxambu (MG). Trata-se de um passeio que pode ser executado num único dia. São Thomé das Letras está localizada a 1440 metros de altitude e tem 6,5 mil habitantes. Os principais atrativos da cidade estão apresentados a seguir.
Casa da Pirâmide
A Casa da Pirâmide trata-se de uma construção de forma piramidal, com várias janelas que proporcionam acesso a diversas constelações. Um excelente local para observar a cidade, os vales e as montanhas com a visão de 360º. É componente do Parque Municipal Antônio Rosa e trata-se do atrativo mais popular e visitado de São Thomé das Letras.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais
Gruta de São Thomé
A Gruta foi o local onde o escravo João Antão se escondeu de seu amo, o Capitão João Francisco Junqueira, proprietário da Fazenda Campo Alegre, e onde foram encontradas a imagem de São Thomé e as inscrições rupestres. Estas inscrições até hoje são rodeadas de mistérios e lendas que ganharam força ao longo dos anos por falta de explicações e estudos convincentes que identificassem sua origem exata. Hoje as três hipóteses mais aceitas são a da aparição de São Thomé ao escravo, deixando as pinturas como marca de sua visita, inscrições extra-terrestres na gruta e pinturas rupestres dos índios Cataguases, os primeiros habitantes da serra, mas também já se falou em definições da própria natureza em contato com infiltrações, minerais e sol. Diz-se que São Thomé ficou sendo “das Letras” por causa dos desenhos rupestres feitos em vermelho que, ainda hoje, podem ser vistos na entrada da gruta.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais
Cachoeira do Flavio
Localizada na zona rural do município, a Cachoeira do Flávio está em uma região que pertence à Prefeitura Municipal de São Thomé das Letras, situada a 6km da cidade, na estrada que vai para Baependi. Conhecida por sua beleza natural, quedas d’água e paisagem preservada, a cachoeira é atualmente um ponto turístico importante da região. Trata-se de uma excelente cachoeira para se banhar, não apenas por oferecer águas rasas, mas, por trata-se de uma ducha perfeita para hidromassagem natural. A cachoeira é muito visitada nos fins de semana e feriados, por turistas de todo o estado e também de outros estados. O acesso à cachoeira é facilitado pelas intervenções feitas no ambiente. Atualmente existe uma trilha, caminho com degraus aproveitando o terreno natural.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais
Cachoeira Antares
Ideal para a prática de cachoeirismo e rapel. A Cachoeira Antares, também conhecida com o nome de “Cachoeira da Conquista”, fica a 16km em um desvio da estrada que leva para Conceição do Rio Verde, em estrada de terra, entre espessos arvoredos. Trata-se de uma cachoeira de médio acesso e os candidatos a explorá-la terão que descer por um barranco íngreme. Com uma queda d´água de 20m de altura, forma um poço de 10m de cumprimento por 15m de largura. Sua profundidade é de 2m. É proveniente do encontro de nascentes da região da Conquista.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais